O Som é um fator preponderante em todas as religiões existentes no planeta, pois com ele consegue-se a reverberação das diversas freqüências, necessárias à interligação entre os seres encarnados e as forças cósmicas que regem, amparam,julgam e premiam através das nossas reencarnações. Esta reverberação faz vibrar as harmônicas das diversas freqüências transientes no Universo. Senão, vejamos: .
• No Catolicismo temos o som grave do órgão, às vezes violinos, mas principalmente o som dos Sinos da Torre e o utilizado no altar, convocando à genuflexão. Atualmente até som, dito popular foi inserido nos Ofícios, a fim de adaptar e ativar melhor a freqüência dos devotos. .
• Em todas ditas religiões Evangélicas o som é preponderante através dos cânticos dos Salmos, através dos brados de ALELUIA! E às vezes até com a presença de instrumentos musicais diversos.
• Na maioria das religiões Orientais o som é também preponderante através dos Gongos, tambores imensos, pequenas sinetas, e inclusive o som gutural do OM!, Emitido nos momentos de concentração.
• Entre os silvícolas brasileiros e os índios de diversas nações, sejam remanescentes Incas, Astecas, os Pueblos, os Africanos e inclusive os Esquimós, fazem uso de tambores e instrumentos de percussão, afim de reverberarem as freqüências necessárias ao ritual pretendido.
• Entre os chamados Espiritualistas, os Esotéricos, também são utilizados os sons da Meditação, que nada mais é que uma forma de fazer vibrar as freqüências necessárias ao bom andamento dos trabalhos.
• Na nossa Umbanda, também é usado o som como reverberador das freqüências necessárias à incorporação (encaixe de freqüência harmônica) e a possibilidade de transmissão direta entre Espíritos e os médiuns (Cavalos) em benefício de terceiros (encarnados). O som na Umbanda é produzido através dos atabaques, dos agogôs, reco-reco (macumba), sineta (adejá), palmas e cânticos (pontos cantados). Do reco-reco, um gomo de bambu todo talhado e tocado esfregando-se uma vareta (o macumba), valeu aos Umbandistas o cognome de macumbeiros, porém macumbeiros são somente os tocadores de macumba (reco-reco).
Portanto rogo aos meus irmãos em Oxalá, o devido cuidado com o tom de voz, pois ela é o nosso instrumento natural de reverberação de freqüências, que alteramos a cada instante em que alteramos o timbre de nossa voz.
PONTOS CANTADOS
1) Pontos de Louvação
Geralmente no inicio da sessão quando são homenageados todos os Orixás e linhas auxiliares que trabalham na Umbanda, inclusive os Guias Chefes do Terreiro, que geralmente são aqueles do Pai ou Mãe no Santo.
2) Pontos de Segurança
Geralmente logo após a abertura seguem-se os pontos de Firmeza e Segurança, isto é Pontos que chamam e firmam as Entidades incumbidas da segurança Espiritual dos Médiuns e Terreiros. Ex: S.Antonio de batalha faz de mim batalhador, corre gira a Pomba Gira, Tranca Rua e Marabô. Outro: Lá na Porteira coloquei minha Sentinela, (repete) lá na Porteira coloquei minha Sentinela, coloquei Exu...., tomando conta da Cancela.
3) Pontos de Chamada
São aqueles que iniciam logo apos a Segurança, a Chamada da Falange que vai trabalhar naquela Gira, ex. Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus.Ex.: Tambor, tambor, vai buscar quem mora longe, repete Xangô la na pedreira, Ogum no Humaitá, Oxossi lá na mata e Iemanjá no fundo do mar.
4) Pontos de Trabalho
São pontos especiais cantados durante a sessão, para Trabalhos específicos, como por exemplo o Descarrego de alguma pessoa.
5) Pontos de Partida
São aqueles que após os Trabalhos da noite chamam a falange que trabalhou para partir. Ex; Cambono, camboninho meu, meu cambono Olha que Exu vai ao ló Ele vai, ele vai, Ele vai numa gira só.
6) Pontos de Encerramento da Gira
São Pontos de agradecimento a Jesus, a Deus, aos Protetores do Terreiro, pelos Trabalhos decorridos em boa ordem, e pedindo também paz no Terreiro, dos Médiuns, e Proteção durante seu retorno as suas residências. Entenda que muitos outros pontos existem inclusive aqueles que ficam louvando as Entidades da Falange de Trabalho da noite, durante as Consultas a Assistência. Importante saber que cada Orixá, cada tipo de Ponto, tem seu toque distinto de atabaque. O que ocorre no "lado de Lá" enquanto cantamos os pontos?
Segundo o Espírito Ângelo Inácio: Os cânticos, além de identificarem cada Espírito que se manifesta, servem igualmente como condensadores de energia, uma espécie de Mantra, que são palavras consagradas por seu alto potencial de captação energética. É a Força Mágica da Umbanda.Observei o ambiente Espiritual da Tenda. À medida que o povo cantava em ritmo próprio, parecia que imensa quantidade de Energia Luminosa ia se formando por cima da Assistência, segundo o "Ponto" cantado.
De cores variadas, as energias iam se aglutinando na psicosfera ambiente e depois eram absorvidas pelas Auras de quantos ali estavam, além de agregarem em torno do Gongá. O fenômeno era maravilhoso de se ver. Em meio ao redemoinho de energias, Espíritos que se manifestavam na forma de Crianças canalizavam esses recursos para os Assistentes, que estremeciam ao receber o choque energético. Eram os fluidos que os atingiam e desestruturavam as criações mentais inferiores, os miasmas e os demais parasitas que se encontravam nas Auras dos participantes.
São aqueles que iniciam logo apos a Segurança, a Chamada da Falange que vai trabalhar naquela Gira, ex. Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus.Ex.: Tambor, tambor, vai buscar quem mora longe, repete Xangô la na pedreira, Ogum no Humaitá, Oxossi lá na mata e Iemanjá no fundo do mar.
4) Pontos de Trabalho
São pontos especiais cantados durante a sessão, para Trabalhos específicos, como por exemplo o Descarrego de alguma pessoa.
5) Pontos de Partida
São aqueles que após os Trabalhos da noite chamam a falange que trabalhou para partir. Ex; Cambono, camboninho meu, meu cambono Olha que Exu vai ao ló Ele vai, ele vai, Ele vai numa gira só.
6) Pontos de Encerramento da Gira
São Pontos de agradecimento a Jesus, a Deus, aos Protetores do Terreiro, pelos Trabalhos decorridos em boa ordem, e pedindo também paz no Terreiro, dos Médiuns, e Proteção durante seu retorno as suas residências. Entenda que muitos outros pontos existem inclusive aqueles que ficam louvando as Entidades da Falange de Trabalho da noite, durante as Consultas a Assistência. Importante saber que cada Orixá, cada tipo de Ponto, tem seu toque distinto de atabaque. O que ocorre no "lado de Lá" enquanto cantamos os pontos?
Segundo o Espírito Ângelo Inácio: Os cânticos, além de identificarem cada Espírito que se manifesta, servem igualmente como condensadores de energia, uma espécie de Mantra, que são palavras consagradas por seu alto potencial de captação energética. É a Força Mágica da Umbanda.Observei o ambiente Espiritual da Tenda. À medida que o povo cantava em ritmo próprio, parecia que imensa quantidade de Energia Luminosa ia se formando por cima da Assistência, segundo o "Ponto" cantado.
De cores variadas, as energias iam se aglutinando na psicosfera ambiente e depois eram absorvidas pelas Auras de quantos ali estavam, além de agregarem em torno do Gongá. O fenômeno era maravilhoso de se ver. Em meio ao redemoinho de energias, Espíritos que se manifestavam na forma de Crianças canalizavam esses recursos para os Assistentes, que estremeciam ao receber o choque energético. Eram os fluidos que os atingiam e desestruturavam as criações mentais inferiores, os miasmas e os demais parasitas que se encontravam nas Auras dos participantes.
Caso alguém saiba a autoria me fale, por favor, que, imediatamente, darei os devidos créditos, obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário