domingo, 6 de novembro de 2011

A Finalidade da Evolução







I. PRINCÍPIOS GERAIS DO UNIVERSO
o DEUS
o Causa Primeira, Inteligência Suprema, Criador e Lei do Universo
o PRINCÍPIO MATERIAL
o Dá origem a todas as manifestações e formas da matéria e da energia, em todos os planos
o PRINCÍPIO INTELIGENTE
o Tudo o que não é Deus e Matéria. Princípio que orienta a evolução da matéria e do qual é individualizado o Espírito

II. OBJETIVOS DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO

o Deus criou o Universo por amor e para que suas criaturas evoluíssem até conseguir a verdadeira felicidade.
o O objetivo maior do Universo, portanto, é a evolução.
o A felicidade é um estado que se consegue apenas aprendendo a ser feliz, ou seja, não é algo que se forneça, entregue ou dê para alguém.
o Portanto, a evolução é um processo de aprendizado de "como ser feliz".
III. A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE
o Princípio Inteligente evolui, apreendendo com a evolução da matéria e dos seres vivos:
o Do Princípio Inteligente evoluído, Deus individualiza o Espírito
IV. A EVOLUÇÃO DOS ESPÍRITOS
o Uma cadeia ascendente e contínua liga todas as criações
o Assim sendo, o Espírito evolui constantemente, desde que foi criado por Deus, a partir da evolução do princípio inteligente.
o Deus, em sua infinita Justiça e Sabedoria, criou e cria, em todos os tempos, todos os seres exatamente iguais, ou seja, a partir da evolução do princípio inteligente.
o Não há seres privilegiados na criação, nem os deserdados ou relegados a segundo plano. Cada um constrói o seu caminho.
o Portanto, Deus não criou anjos ou demônios. Esses nomes apenas significam espíritos em diferentes estágios de evolução.
o Aqueles a quem chamamos anjos, são na verdade Espíritos Superiores e que, portanto, evoluíram até este estágio, aprendendo nos diversos degraus da evolução, da encarnação e da reencarnação.
o Portanto, o anjo também já foi átomo, já foi molécula, já foi mineral, já foi vegetal, já foi animal, despertou enquanto Espírito, evoluiu no corpo físico e no Plano espiritual, evoluiu mais e mais, erradicou o mal de dentro de si, amou muito.
o Mas acima de tudo, devemos nos lembrar que o Anjo aprendeu a ser feliz, e por isso se tornou Anjo.
o Deus nos criou para sermos Anjos. Para isso, devemos apreender a sermos felizes. Temos dentro de nós o "dom de ser capaz de ser feliz".
ESPIRITISMO, EDUCAÇÃO E REGENERAÇÃO
o Espiritismo abre à Humanidade um novo roteiro, mostrando-lhe, de passagem os horizontes do Infinito.
o Ao iniciá-la nos mistérios do mundo invisível, revela-lhe, o seu verdadeiro papel na Criação.
o Desempenhando uma construção ativa e constante, tanto encarnado como no plano espiritual, o ser humano já não marcha às cegas; sabe de onde vem , para onde vai e porque existe.
o A base sobre a qual se assenta a evolução do ser humano, sem sombra de dúvida, passa pela sua Educação, que o conduzirá a regeneração e a verdadeira felicidade.
o O homem do futuro será confiante em Deus, inteligência suprema do Universo e causa primária de todas as coisas;
o A educação espírita nos dá a confiança de que não há o que temer, desde que procuremos seguir os princípios e a filosofia da Doutrina Espírita.
o O apóstolo João afirmou que Deus é amor. Platão afirmava que Deus é a fonte do Bem e da Beleza. Segundo Descartes, Deus é aquela necessidade lógica, que não podemos tirar do Universo sem que o mesmo se desfaça.
o O espírita, o homem do futuro, sabe que não tem apenas crenças, pois possui conhecimentos, que são advindos da educação. E quem conhece não teme, pois só o desconhecido nos apavora.
o Há pessoas que entendem o Espiritismo praticado apenas no espaço do Centro Espírita. Quando estão no dia-a-dia, na família, numa festa, no trabalho, na sociedade, agem como se não fossem espíritas.
o Mas o compromisso educativo e regenerativo do espírita, é justamente ser, em qualquer lugar e a qualquer hora, um agente de influências positivas, de transformação e melhoria do ambiente.
o Sem prepotência ou austeridade excessiva, sem pretensão de ser dono da verdade, como quem passa e serve, o espírita deve exemplificar seu empenho em ser melhor, sua fidelidade aos princípios éticos e de cidadania, sua sede de aprender e amar, compartilhando sua luz.
o A missão educacional do espírita, porém, não se dá apenas no plano moral.
o Nos diversos campos da atividade humana, os espíritas devem se esforçar pelo avanço intelectual próprio e da comunidade a que pertencem.
o Desenvolver a cultura e proporcionar meios para o aprendizado, deve fazer parte integrante do programa de ação dos espíritas.
o A caridade material, sem sombra de dúvida, é bem mais fácil do que educar, mas educar é uma terapêutica global e uma solução social muito mais eficaz.
o É importante lembrar que não existe separação entre o progresso intelectual e o progresso moral, pois "o progresso intelectual conduz ao progresso moral dando a compreensão do bem e do mal, pois então o homem pode escolher" (questão 780-A LE).
o Kardec não falou do simples ensino cultural, da simples transmissão de conhecimentos através das disciplinas curriculares.
o Nos diz sim, que a inteligência, que o conhecimento intelectual deve ser exercido para o estudo e a compreensão do certo e do errado, do direito e do dever, possibilitando ao espírito um maior capacidade de escolher seu caminho na vida e no trânsito nas Leis naturais, exercendo com responsabilidade o livre-arbítrio, ponderando sensatamente sobre sua ações e conseqüências, em todos os momentos da vida.
o O homem de bem, regenerado pela educação construirá o reino de Deus na Terra, ou seja, viverá dentro dos princípios do amor e da justiça, considerando para todos direitos e deveres iguais;
o Para isso, o homem do futuro deverá progredir moralmente e aplicar-se na prática do bem;
o Essa é a melhor pedagogia, é a implantação da educação do espírito;
o É a pedagogia do aprender a ter a capacidade de ser feliz.

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