sábado, 12 de novembro de 2011

Índia, Aparecida e Compostela: conheça destinos espirituais

A fé move montanhas, e, muitas vezes, move milhares de turistas a destinos de peregrinação que impressionam pela sua riqueza espiritual.
Alguns deles são templos ou lugares naturais imponentes, outros passaram de ser lugares totalmente desconhecidos a receber milhares de turistas por ter sido palco de supostas aparições da Virgem Maria. Confira a seguir:
Aparecida, Brasil
A 171 km de São Paulo, o município de Aparecida é conhecido como "capital mariana do Brasil". Todo ano recebe milhares de turistas e peregrinos que visitam o santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Trata-se da gigantesca Basílica de Nossa Senhora Aparecida, terceiro maior templo católico do mundo, com 23 mil metros quadrados que chegam a 100 metros de altura e recebem até 45 mil pessoas.
Nascente do Rio Ganges, Índia

A Índia é um país com uma espiritualidade que se sente em qualquer lugar que se estiver. Essa espiritualidade é bem representada pelo Ganges, o rio mais sagrado do hinduísmo (religião de cerca de 80% dos mais de 1 bilhão de indianos), local de diversas cerimônias religiosas como batizados e cremações.

Para os hindus, a nascente do Ganges é um dos lugares mais sagrados que existem, e milhares de pessoas fazem a peregrinação para conhecê-la. Os peregrinos partem da cidade de Gangotri, no Himalaia, a menos de 500 km de Nova Déli, e percorrem um caminho de 24 km entre vales e montanhas até Gaumukh, onde encontram a nascente daquele que formará um dos maiores e mais místicos rios da Ásia.
Caminho de Compostela, Espanha
O Caminho de Santiago de Compostela é uma das maiores peregrinações cristãs, uma jornada espiritual que parte a fronteira entre a França e a Espanha e termina na tumba do apostole Tiago. O caminho percorre mais 783 km que podem ser feitos tanto a pé quanto de bicicleta ou a cavalo. Um extenso sistema de albergues acolhe os numerosos peregrinos que, até hoje, fazem o caminho ano após ano.
Templo Dourado de Amritsar, Índia
O Templo Dourado da cidade de Amritsar, no nordeste da Índia, perto da fronteira com o Paquistão , é o lugar mais sagrado do sikhismo, uma das religiões mais importantes do país. Mas este templo é tão impressionante quanto sagrado. Se trata, literalmente, de um templo brilhante, com uma arquitetura imponente, construído com mármore de diferentes cores incrustado com pedras preciosas e semipreciosas e coberto de ouro. Em volta do templo, os visitantes assistem de perto às orações e aos cantos dos fiéis.
Jerusalém, Israel
A cidade sagrada de Jerusalém tem uma mistura de religiões única no mundo. Terra prometida do povo judeu, berço do cristianismo e lugar santo dos muçulmanos, a capital do Estado de Israel tem um ambiente carregado de espiritualidade e muitos pontos sagrados para as diferentes religiões. Muro dos Lamentos, o Santo Sepulcro e a Mesquita de Al-Apsa são apenas alguns deles, nesta cidade muito rica em religião e história.
Monte Atos, Grécia
No litoral norte da Grécia, a República de Monte Atos é uma pequena comunidade com certa independência do governo grego, com 20 monastérios ortodoxos espalhados pelos mais de 2 mil metros de altura do Monte. Um sistema de entrada estrito permite apenas a entrada de 100 peregrinos ortodoxos e 10 visitantes não ortodoxos ao mesmo tempo.
Mulheres têm a entrada proibida, e apenas homens de mais de 18 anos podem fazer uma visita pelos seus monastérios. Os pedidos para visitar este monte sagrado devem ser feitos com 6 meses de antecedências e as estadias duram, no máximo, quatro dias.
Shashemene, Etiópia
A religião rastafári foi fundada sobre a ideia de que o imperador etíope Haile Selassie era um messias africano, e é em seu país que a comunidade rasta assentou suas raízes. A cerca de 240 km de Addis Ababa, capital do país, o próprio Selassie deu terras da cidade de Shashemene para rastafáris jamaicanos nos anos 60. No começo, eram apenas 12 pessoas, mas hoje a comunidade cresceu e tem cerca de 300. As pessoas são acolhedoras e recebem os visitantes com um sorriso. A dois dias de viagem desde Shashemene, você pode visitar outro lugar mítico da África: a nascente do rio Nilo.
Salvador, Brasil
Salvador, a cidade de todos os santos, tem uma mistura de crenças e rituais única no Brasil. Fiéis visitam o templo católico de Nosso Senhor do Bonfim, e levam como lembrança as populares fitinhas. A cidade orgulha-se de ter 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Em Salvador, o sincretismo entre religião católica e Candomblé atinge o seu auge: a Lavagem do Bonfim, realizada na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, que chega a reunir cerca de 1 milhão de pessoas, é um dos melhores exemplos.
Circuito dos 88 Templos, Japão
A ilha japonesa de Shikoku tem 88 templos, número igual ao das paixões humanas malignas, como define a doutrina budista. Um roteiro recheado de espiritualidade percorre esses 88 templos. Tradicionalmente, os peregrinos faziam um caminho de 1500 km a pé, mas hoje, o circuito é feito de ônibus, começando geralmente na cidade de Tokushima, onde ficam 23 dos 88 templos.
Lourdes, França
Em 1858, uma menina francesa de 14 anos começou a ver aparições da Virgem Maria na gruta de Massabielle, no sul da França. Desde então, o local virou um dos maiores centros de peregrinação da Europa. A cidade de Lourdes recebe mais de 2 milhões de peregrinos por ano e é o terceiro maior centro de peregrinação do mundo em termos de visitantes. Lá, eles conhecem os diversos santuários, como a Basílica de Lourdes, se banham nas águas das piscinas de Lourdes e, claro, juntam-se na gruta das aparições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário