quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sete linhas de Umbanda



Por incrível que pareça, muitas pessoas tem dúvidas quanto a esse assunto. Tenho a impressão que o motivo principal disso é a enorme quantidade de "donos da verdade" que insistem na afirmação de que somente as linhas louvadas em suas casas são as corretas.
Esqueçam isso! Cada casa segue a vertente espiritual aprendida pelo seu dirigente e se há alguma contradição em alguns terreiros, ela é plenamente justificada quando observamos a caridade sendo aplicada da forma correta a cada sessão. 
Noventa por cento das casas de Umbanda adotam como as sete linhas, as que exponho abaixo, mas se o seu pai ou mãe no santo tem outra visão, sem problema algum, é apenas questão de aprendizado diferente e em nada atrapalha o bom andamento de um trabalho.
Então vamos lá, as sete linhas de Umbanda são:

OXALÁ
IEMANJÁ
OGUM
OXÓSSI
XANGÔ
IBEJI (Cosme e Damião)
YORIMÁ (Pretos-velhos)
Longe de querer ser o "sabe-tudo", deixo claro que em minha casa elas são louvadas dessa forma, mas há muitos dirigentes que colocam Obaluaiê, ou ainda a linha do Oriente no lugar de Yorimá. Isso é erro? Não! Apenas uma forma diferenciada de seguir as energias umbandistas.

Luiz Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário