segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ervas dos Orixás e seu uso - Parte 3




Importante: Não estamos receitando qualquer erva citada para remédios ou tratando de feituras e assentamentos, estamos apenas mostrando as ervas mais utilizadas na Umbanda e para quê são usadas.


O SEGREDO DAS FOLHAS DE OSSAIN
CONTA A HISTÓRIA QUE OSSAIN ERA O ÚNICO ORIXÁ QUE TINHA O CONHECIMENTO DO USO DAS FOLHAS. POR ISSO, ERA CONHECIDO COMO O DONO DAS FOLHAS, ERVAS E PLANTAS SAGRADAS, POSSUIDORAS DE AXÉ.
TODOS OS ORIXÁS RECORRIAM A OSSAIN PARA CURAR QUALQUER DOENÇA, QUALQUER MAL DO CORPO. TODOS DEPENDIAM DE OSSAIN PRA CURAR SUAS DOENÇAS. TODOS IAM À CASA DE OSSAIN BUSCAR SEUS PREPARADOS MÁGICOS: BANHOS, CHÁS, POMADAS. E DE LÁ SAIAM CURADOS.
UM DIA XANGÔ, QUE ERA O DEUS DA JUSTIÇA, JULGOU QUE TODOS OS ORIXÁS DEVERIAM COMPARTILHAR O PODER DE OSSAIN, CONHECENDO O SEGREDO DAS ERVAS. XANGÔ ORDENOU QUE OSSAIN DIVIDISSE SUAS FOLHAS COM OS OUTROS ORIXÁS. MAS OSSAIN NEGOU-SE A DIVIDIR SUAS FOLHAS. XANGÔ ENTÃO ORDENOU QUE IANSÃ SOLTASSE O VENTO E TROUXESSE AO SEU PALÁCIO TODAS AS FOLHAS DAS MATAS DE OSSAIN PARA QUE FOSSEM DISTRIBUÍDAS AOS ORIXÁS. IANSÃ FEZ O QUE XANGÔ MANDOU. FEZ UM FURACÃO QUE DERRUBOU AS FOLHAS DAS PLANTAS E AS ARRASTOU PELO AR EM DIREÇÃO AO PALÁCIO DE XANGÔ. OSSAIN PERCEBEU O QUE ESTAVA ACONTECENDO E GRITOU:AS FOLHAS FUNCIONAM!
NA MESMA HORA , OSSAIN ORDENOU ÀS FOLHAS QUE VOLTASSEM ÀS SUAS MATAS E AS FOLHAS OBEDECERAM ÀS ORDENS DE OSSAIN. QUASE TODAS AS FOLHAS RETORNARAM PARA OSSAIN. AS QUE JÁ ESTAVAM EM PODER DE XANGÔ PERDERAM O AXÉ, PERDERAM O PODER DA CURA.

XANGÔ, QUE ERA UM ORIXÁ JUSTO, ADMITIU A VITÓRIA DE OSSAIN. ENTENDEU QUE O PODER DAS FOLHAS DEVIA SER EXCLUSIVO DE OSSAIN E QUE ASSIM DEVIA PERMANECER ATRAVÉS POR TODA VIDA.
OSSAIN, CONTUDO, DEU UMA FOLHA PARA CADA ORIXÁ, DEU UMA FOLHA MÁGICA PARA CADA UM DELES. CADA FOLHA COM SEUS AXÉS E SEUS EFÓS, QUE SÃO AS CANTIGAS DE ENCANTAMENTO, SEM AS QUAIS AS FOLHAS NÃO FUNCIONAM. OSSAIN DISTRIBUIU AS FOLHAS AOS ORIXÁS PARA QUE ELES NÃO MAIS O INVEJASSEM. AGORA ELES TAMBÉM PODIAM REALIZAR FAÇANHA COM AS ERVAS, MAS OS SEGREDOS MAIS PROFUNDOS ELE GUARDOU PARA SI. OSSAIN NÃO CONTA SEUS SEGREDOS PARA NINGUÉM.
ALGUMAS OBESERVAÇÕES AO COLHER ERVAS
TEMOS QUE CUIDAR A COLHEITA DAS FOLHAS DEVE SER FEITA COM EXTREMO CUIDADO, PARA NÃO DESTRUIR A ÁRVORE QUE AS DÁ, E QUE POSSAM SE RENOVAR, SEGUINDO UM PRECEITO PRÓPRIO, PARA ENTRAR NO SEU REINO, FAZER A COLHEITA E PREPARÁ-LAS.
OSSAIN VIVE NA FLORESTA, EM COMPANHIA DE ÀRÒNÌ, UM ANÃOZINHO, QUE TEM UMA ÚNICA PERNA, E FUMA UM CACHIMBO FEITO DE CASCA DE CARACOL. POR CAUSA DESSA UNIÃO COM ÀRÒNÌ, OSSAIN É SAUDADO "HOLÁ!" - PROPRIETÁRIO-DE-UMA-ÚNICA-PERNA-QUE-COMO-O-PROPRIETÁRIO-DE-DUAS-PERNAS! ALUSÃO ÀS OFERENDAS DE GALOS E POMBOS QUE POSSUEM DUAS PATAS, FEITAS A OSSAIN ÀRÒNÌ QUE POSSUI APENAS UMA PERNA; RAZÃO PELA QUAL NO ATO SE "CRAVEJAR" TIRA-SE APENAS, UMA PERNA DO ANIMAL.
SUAS CORES SÃO VERDE E BRANCO(EM ALGUMAS NAÇÕES).
OS OLOÒSÁNYÌN OU BABALÒSÁNYÌN SÃO TAMBÉM CHAMADOS DE ÒNÌSEGUN, "CURANDEIROS" EM VIRTUDE DE SUAS ATIVIDADES NO DOMÍNIO DAS PLANTAS MEDICINAIS.
UM BABALÒSÁNYÌN QUANDO VAI COLHER AS PLANTAS ESTÁ NUM TOTAL ESTADO DE PUREZA: ABSTEM-SE DE RELAÇÕES SEXUAIS, NA NOITE ANTERIOR, E VAI PARA FLORESTA DURANTE A MADRUGADA SEM DIRIGIR A PALAVRA A NINGUÉM.
ALÉM DISSO, ARREIA UMA OFERENDA A ÒSÁNYÌN NA ENTRADA DA FLORESTA NO INTUITO DE PEDIR LICENÇA, PARA COLHER AS ERVAS PARA SEUS TRABALHOS.
AINDA AO ENTRAR NA MATA MASTIGA DURANTE ALGUM TEMPO ELEMENTOS MÁGICOS COMO OBÌ OU PIMENTA DA COSTA.(DEPENDE DA NAÇÃO)
AS FOLHAS E AS PLANTAS CONSTITUEM A EMANAÇÃO DIRETA DO PODER DA TERRA
FERTILIZADA PELA CHUVA. SÃO COMO AS ESCAMAS E AS PENAS QUE REPRESENTAM O PROCRIADO.
O SUMO DAS FOLHAS É TAMBÉM CHAMADO DE ÈJÉ EWÉ OU "SANGUE DAS FOLHAS" E
É UM DOS AXÉS MAIS PODEROSOS QUE TRAZ EM SI O PODER DO QUE NASCE E DO QUE ADVÉM.
NO ATO DE SE MACERAR AS FOLHAS, ENTOA-SE CÂNTICOS CHAMADOS DE SÀSÁNYIN.
OS ORIXÁS FICARAM GRATOS A OSSAIN E SEMPRE O AGRADECE QUANDO USAM AS FOLHAS.
POR ISSO SEMPRE DEVEMOS ANTES SALDAR OSSAIN "EWÉ Ó! EWÉ ÀSÀ!"
(OH, AS FOLHAS )
EXISTE UM VELHO PROVÉRBIO NAGÔ QUE DIZ:
"KOSI EWÉ
KOSI OMI
KOSI ORISA"
SEM A ERVA
SEM ÁGUA
NÃO HÁ ORISÁ
OBS: CLARO QUE DEVEMOS SAUDAR TAMBÉM , ODÉ(OXOSSE) ETC...TODO AQUELE ORIXÁ QUE REINA NAS MATAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário