segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ervas dos Orixás e seu uso - Parte 2


Importante: Não estamos receitando qualquer erva citada para remédios ou tratando de feituras e assentamentos, estamos apenas mostrando as ervas mais utilizadas na Umbanda e para quê são usadas.

As ervas detem grande quantidade de Axé, qdo bem combinadas entre si, detem forte poder de limpeza da aura e produz energia positiva.
Um banho de erva reunindo as ervas adequadas a cada caso , agindo diretamente sobre esses disturbios, eliminando os sintomas provocados pelo acumulo de energia negativas.
TIRA TEIMA
Quebra demanda/ periquitinho de Ogum.
Ótimo para banho de defesa, descarrego, sacudimento, amaci, bate folha,
erva de Ogum, serve para abrir caminhos tanto de trabalho como pessoal.
GUINÉ
Erva de Oxossi, tb muito usada pelos pretos velhos, para banho, sacudimento e defumação, Não devemos usar como chá, podemos fazer implasto para dores de cabeça.
ALGODÂO
Planta sagrada de Oxalá, usa-se para obrigação de cabeça, nos banhos de limpeza e abo.
O algodão que é fruto, usa-se para forrar os assentamentos do orixá Oxalá.

ERVA DE STª LUZIA
Conhecida como alface d'água, muito usada nas obrigações de cabeça, no abo, no banho de descarrego ou limpeza de filhos de Iemanjá. Experimente antes, pode dar alergia. Erva de Iemanjá e muitos consideram de Oxum por viver nos rios e lagos.
ALECRIM
Erva de Oxalá, Xangô e Oxum, utilizada para banhos de proteção, descarrego, defumação e atração. Normalmente utilizamos mais para Xangô e Oxum quando há necessidade de uma obrigação para esses dois orixás.
AVENCA
Folhagem mimosa utilizada para obrigações e banhos de cabeça para Nanã-Buruquê. Evitamos indicá-la para banhos já que dificilmente fazemos cruzamentos dessa orixá em banhos de proteção ou descarrego. Mas se houver indicação de uma entidade pode ser usada normalmente.
ALFAZEMA
Erva de todas as santas e de Ossãe, também chamada de lavanda. Muito utilizada para todos os tipos de banho e que pode ser usada em quase todas as obrigações e defumações. A única obrigação que conheço em que ela não deve ser usada é a de exu.
GIRA MUNDO
Tb conhecido como falso jaborandi, erva de Xango, usada para obrigação de cabeça, banho de descarrego, lavagens de contas e amaci.
FOLHA DA COSTA
Saião, folha da Fortuna, uma das principais erva do candomblé, consagrada a Oxalá, mas oferecida a tds Orixás, utilizada nas obrigações de cabeça, banhos de limpeza e defesa.
CANA DO BREJO
Erva de Oxalá, alguns a usam para Ogum e Oxossi tb. Serve para banhos de proteção, banhos de descarrego e lavagens de contas. Uso medicinal, Rins.
BARBATIMÃO
As folhas e a casca da árvore são de Ogum, utilizadas para banhos de proteção, descarrego e amacis. As sementes são de exu. Erva altamente bactericida empregada em tratamentos de erupções cutâneas, hérnia, hemorróidas e diarréias.
Cana de açúcar
O Bagaço da cana tem que estar seca, ela com folha de pitanga seca é muito bom p/ atrair dinheiro.
OSÍBATÁ
Tb conhecida como golfo branco, sendo de oxalá, as de flores lilás de nanã, de flor amarela de Oxum, de flor vermelha de Iansã. Usada nas obrigações, segundo Pierre Verger, usada para tranquilizar iniciados sexualmente, qdo de seu recolhimento p/ feitura de santo.
ALUMÃ
Conhecida como boldo japonês, serve para banhos de purificação e sacudimentos, erva de Ogum, e de Oxalá por ser tb boldo.
COLONIA
Erva de Iemanjá, Oxalá, erva contra Egum, serve para banho de descarrego, amaci, lavagens de contas e defumação. A da foto é a verdadeira colonia, temos tb o lirio do brejo, que alguns lugares é conhecida e usada como a colonia, sua flores servem p/ Oxum.

Fonte: Comunidade do nosso querido  irmão e colunista, Luiz Carlos - A Umbanda como Ela É!
Caso queiram visualizar as ervas citadas aqui, visitem a comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=12230226&tid=5251800763057478814&kw=ervas&na=3&nst=121&nid=12230226-5251800763057478814-5258158873728687262

2 comentários: