segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Camomila: É florzinha, é cheirosa e tem poder




Importante: Não estamos receitando qualquer erva citada para remédios ou tratando de feituras e assentamentos, estamos apenas mostrando as ervas mais utilizadas na Umbanda e para quê são usadas.

Texto retirado do blog da minha amiga, ouvinte e colaboradora Lisia
Visitem esse blog, com toda certeza vão adorar : http://coisadeboticario.blogspot.com/
Por: Cristiana Arcangeli
A erva de cheirinho intenso despertou o interesse em antigos pesquisadores, que acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa. Além de produzir um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou.
"A camomila é um excelente produto fitoterápico, tanto de uso interno quanto externo", explica a farmacêutica Vanessa Paiva Vaz Netto. Além disso, ela é uma flor de atividade multifuncional, com muitos benefícios à saúde e à beleza, podendo ser aplicada de diferentes formas.
O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc. Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. "O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno, um ingrediente muito utilizado pela indústria cosmética", conta Vanessa.
Além deste aproveitamento, existe um outro ainda pouco explorado: para curar infecções. "A camomila se mostrou bastante eficaz nos estudos deste tipo de tratamento", completa a farmacêutica. Devido a tantas qualidades, a camomila continua sendo objeto de estudo e promete revelar ainda mais benefícios.
Dicas de uso
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.
Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo.
Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.
Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa.
Curiosidade
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário