sábado, 5 de novembro de 2011

Yansã, uma ou várias?





Dentre as Orixás femininas, Yansã é a que atua em várias áreas e vibrações, um pouco diferente das demais Orixás femininas, assim como Oxum, que tem seu ponto de força nos rios, Nanã em pântano ou barro, Yemanjá é a Orixá dos mares, Obá nas cheias dos rios. Yansã por sua vez tem atua em diversas vibrações, é Orixá Guerreira, porta uma espada e tem características parecida com a de Ogun, também é Orixá da linha das almas, atuando ao lado de Obaluaiê, nas cachoeiras e trovões ao lado de Xangô. Deixando as lendas de lado a analisando por um aspecto de magia e vibração, surgi à pergunta, seria Yansã apenas uma Divindade com varias "qualidades" ou seriam mais Orixás com atuações diferentes da linha de Yansã? 
O conhecimento e atuação de Yansã são tão grandes, quanto de Ogun. Logo, vamos analisar a linha de Ogun. Quando um médium diz que é filho de Ogun, há uma característica padrão deste Orixá, ser guerreiro, porém, há pontos de forças diferentes, então um filho de Ogun, de forma genérica, irá conhecer seu ponto de força após saber qual Ogun é seu pai de cabeça. No tocante de Ogun Rompe-Mato, trabalhar nas matas, na linha de Oxossi, ter conhecimento nessa área e ter seu ponto de força nas matas, não deixando de ser guerreiro, mas conhecendo as matas, não tão quanto Oxossi. Ogun Megê, trabalha na linha das almas ao lado de Omulu e Obaluaiê. Ogun Beira-Mar, seu ponto de força é na areia, beirando o mar, trabalhando na linha de Yemanjá. Ogun Xoroquê, que atua tanto na linha de Ogun, tanto na linha de Exu. Assim verificamos que Ogun de desdobra em diversas linhas e pontos de força, pois é um Orixá guerreiro, logo não há somente um Ogun, há vários que compõem sua falange, cada um com uma característica diferente e atuação diferente.
Então, se repararmos na atuação de Yansã, veremos que é muito parecida com Ogun. Ela trabalha na linha das almas, na linha de Ogun, na linha de Xangô, também é a divindade do fogo, trabalhando ao lado de Exu. Então surge a pergunta, seria Yansã, uma ou várias?
Inhansã, Iansã ou Yansã, como alguns escrevem, é relacionada a Oyá, como sendo a mesma divindade. Mas será mesmo? O nome Iansã quer dizer a mãe (Iá) nove (messã), que segundo a lenda iria levar as almas aos 9 céus, por isso Oyá, ficou conhecida como Yansã. Consideram Obá como uma Yansã mais velha. Assim quando a pessoa é filho de Yansã, qual seu ponto de força característico? Qual sua vibração? Onde atuaria mais? Está mais ligado a linha das almas, ou as quedas de água nas cachoeiras, ou mesmo, nos raios e chuvas? Assim como os filhos de Ogun, os filhos de Yansã teriam uma característica comum e padrão, porém, dependeria das "qualidade" de Yansã para saber sua vibração ou ponto de força. Agora seria uma "qualidade" ou uma divindade da falange de Yansã que vibra em determinado ponto de magnético?
Logo, alguns filhos de Yansã, podem muito bem ter seu ponto de força na linha das almas, com uma vibração maior que nas próprias cachoeiras. Será então que Yansã pode vibrar e se desdobrar em todas as linhas assim como Ogun, sendo ambos Orixás Guerreiros?
Só não teríamos as nomenclaturas como Ogun possui, no caso, Yansã das Almas, Yansã das Cachoeiras, Yansã das Chuvas, Yansã dos Raios, Yansã das Matas, Yansã das Pedreiras do Mar. Com certeza Yansã é uma divindade a ser mais estudada e conhecida, com um pensamento cognitivo, não se apegando as tradições, com o fito de limitar o campo a ser estudado, mas sim a analises e estudos. De qualquer forma, Eparrei Oyá.
O elemento de força de Iansã são as tempestades, raios e ventos;
Dia da semana: Ela atua todos os dias da semana das 12:00h às 18:00h, porém o seu dia de maior vibração é a quarta-feira e o sábado;
Chacra atuante: frontal e cardíaco;
Planeta regente: Lua Nova e Júpiter;
Cor vibratória: amarelo-ouro (Umbanda);
Cor representativa: amarelo (roupas, etc.);
Cor da guia (fio): Amarelo e Branco na Umbanda, e Marrom e Vermelho no Candomblé;
Saudação: Heparrei Iansã (Significa – Mãe persistente ou Persistência na
Colheita);
Negativo: Dona Maria Mulambo;
Amalás: Acarajé (não suporta abóbora);
Otí: champanhe (exclusivamente);
Comando da falange de Iansã: Cabocla Jussara;
Local de entregas: Beira de praia com pedras ou pedreira, e cachoeiras;
Representação no ponto riscado: Raios, seu instrumento de trabalho é Iruexin (cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo);

WILLIAN M. JORGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário