quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Umbanda é Religião.







Sim! Umbanda é religião. Apesar de muitos a classificarem como uma seita, um ritual ou uma doutrina, a Umbanda esta assentada tanto no plano físico como no plano espiritual como religião de fato e de direito. Existem leis que confirmam a Umbanda como religião, o que permite a legalização de seus templos e a liberdade dos cultos; assim como a realização de sacramentos: como matrimônios e batismos. A liberdade de culto permite aos templos legalizados a realização de cerimônias publicas.
Umbanda é uma religião como outra qualquer. Possui na sua base o culto as divindades da natureza, os orixás, que para os Umbandistas, são as diversas formas da manifestação de Deus. Apesar da forte ligação da Umbanda com os cultos africanos, devido a herança deixada pelos negros escravizados trazidos para o Brasil, na sua raiz é uma religião genuinamente brasileira.Ela é uma mistura de culturas, tendo na sua base as culturas:
Africana,indígena,católica,européia e uma influencia da cultura cigana Oriental e Cigana.Os negros trouxeram para a Umbanda o conhecimento dos orixás; os indígenas o conhecimento das ervas e dos rituais de cura;os católicos incorporaram a Umbanda o sincretismo entre as divindades do panteão africano e a sua associação com as características dos santos católicos,como por exemplo Ogum e São Jorge.A religião católica trouxe também o conhecimento cristão e incorporou a Umbanda algumas orações católicas que são utilizadas ate hoje nos cultos.A influencia européia veio através de duas correntes:A corrente kardecista que veio da França e trouxe para a Umbanda os conhecimentos sobre a mediunidade, e a corrente magística,herança céltica que se espalhou pela Europa e chega ate o Brasil com a vinda dos colonizadores,principalmente holandeses e espanhóis que influenciaram o nascimento do catimbó na região de Alagoas e Pernambuco.Religião esta que empresta muitos elementos a Umbanda como por exemplo o uso de algumas cantigas,uso de ervas,fumo,bem como na manifestação de algumas entidades como o lendário Zé Pelintra o mestre da jurema mais conhecido nos rituais Umbandistas.
As divindades do panteão Africano possuem forte influencia nos rituais Umbandistas, como por exemplo: Ogum, Iansã, Iemanjá e Oxum!Entretanto, na Umbanda estas divindades se tornaram mais próximas do cotidiano das pessoas, tendo suas manifestações menos veladas do que nos rituais africanos ancestrais.Na Umbanda ogum é um guerreiro que esta associado a ordem em nossas vidas, assim como Oxum; a deusa dos rios, é a responsável pela agregação, pela união de tudo em torno do amor e é evocada como a senhora da concepção da vida,sendo responsável pela fertilidade das mulheres.Iansã é a tempestade que traz o equilíbrio e a direção do que esta errado, enquanto Iemanjá é a mãe que nos ampara e nos doa a vida.
O sincretismo religioso entre as divindades do panteão Africano e os santos católicos é evidente nos altares dos templos Umbandistas. As maiorias das casas Umbandistas identificam os orixás em seus altares através das imagens católicas. Este sincretismo na verdade, é anterior ao nascimento da Umbanda, pois surgiu de uma necessidade dos negros escravos esconderem o culto as divindades africanas, através da associação das qualidades dos orixás com os santos católicos, desta forma colocavam as imagens católicas nas senzalas e assim os senhores de engenho permitiam a eles organizarem suas festas, acreditando estarem reverenciando os santos católicos.Assim os negros agradavam seus senhores e da mesma forma agradavam os orixás que os protegiam, dançando e festejando seus antepassados, o que possibilitou aos negros resguardarem sua cultura religiosa.Alem da religião católica, outras correntes influenciaram fortemente a Umbanda na época do seu nascimento, como o catimbó, o tambor de Mina, a pajelança dos índios e a magia dos ciganos.
Uma outra corrente doutrinária dentro da Umbanda, que na verdade é uma das quatro correntes que formam a base desta religião,é o kardecismo.A conhecida doutrina espírita, codificada pelo francês Alan Kardec sob a orientação dos espíritos superiores, segundo eles mesmos se identificavam, que chegou ao Brasil na mesma época em que as correntes abolicionistas pululavam no Brasil império.Praticamente 100 anos após a chegada desta doutrina, que tem como base a mediunidade; dom que permite aos médiuns se comunicarem com o plano espiritual, ou seja, com os espíritos desencarnados,ela tem seu ápice com o médium Chico Xavier, que recentemente teve sua historia contada nas telas de cinema.A Umbanda ,portanto, assim como a doutrina espírita, tem na pratica da mediunidade a sua principal ferramenta e como tal crê na continuidade da vida e na reencarnação para que se complete a evolução do espírito.
A Umbanda é sim religião e como tal se propõe a religar o homem com Deus, o criador de tudo e de todos e, portanto, como religião que se liga com Deus, tem o objetivo de prestar a caridade e acolher todos aqueles que à procuram em busca de auxilio para si ou para o próximo e , principalmente, que possuem a vontade de mudar.Apesar de muitos associarem a Umbanda a uma religião praticada exclusivamente por afro descendentes, nesta religião não existem barreiras culturais.É uma religião tipicamente brasileira onde a miscigenação das raças se torna evidente em suas sessões.Na Umbanda não existe preconceito de raça,cor da pele,opção sexual,crença...É uma religião sem fronteiras.
Umbanda não é macumba, até porque, "macumba", para quem não sabe, é um instrumento de percussão de origem Africana, semelhante a um tambor. Umbanda não pratica magia negra. Suas tendas, terreiros e templos se prestam apenas a pratica da caridade e do amor ao próximo, objetivando o bem das pessoas. Infelizmente existem os falsos Umbandistas, assim como existem os falsos praticantes das outras religiões, que se valem destas para fins escusos e de interesse próprio fugindo da pratica da caridade. Na umbanda não trabalhamos e nem dançamos para os "Demônios" como alguns desinformados divulgam por ai.Os espíritos que se manifestam nos rituais Umbandistas através da mediunidade de incorporação, são seres encantados da natureza que vivem em comunhão com ela.são os espíritos de nossos antepassados, de nossos ancestrais, que viveram e sofreram na terra e nos dão a certeza da continuidade da vida incorporando em seus médiuns para trazerem mensagens de conforto,orientação espiritual e familiar, bem como auxiliam na solução de problemas cotidianos daqueles que buscam suas orientações.Sempre com muita dedicação e amor estas entidades estão sempre dispostas a nos ouvir e muitas vezes se utilizam de certos elementos rituais para auxiliarem na dispersão das energias negativas que se condensam nas pessoas e nos ambientes, como por exemplo: fumo,ervas e álcool.Não usam estes elementos para saciarem seus vícios, mas, estes elementos são para eles ferramentas de trabalho,das quais se utilizam para trabalharem no auxilio dos encarnados e desencarnados que freqüentam as sessões umbandistas.Da mesma forma que o pedreiro precisa do cimento para empilhar os tijolos e o médico precisa do medicamento para curar a doença do corpo, os preto-velhos,os baianos e os caboclos,necessitam de suas ervas e outros elementos para curarem nosso espírito.
Umbanda é uma religião para todos, assim como Deus também é para todos.Não existe um Deus para cada religião, nem tão pouco um Deus de uma religião mais poderoso do que da outra.Deus é único e não deve ser dividido,pois já se dividiu em nós.Todos nós somos parte dele e ele somos nós por inteiro.Nosso pai Oxalá, que na Umbanda é sincretizado com Jesus cristo, nos ensinou que devemos amar ao próximo como a nós mesmos e amar a Deus acima de todas as coisas, de todo coração e todo entendimento.Oxalá é o nosso grande pai universal, aquele que nos uniu no mais puro amor.Amor que ele nos doou, para que um dia venhamos a nos tornar um único corpo.Uma única causa, uma única doutrina,uma única religião,ou seja,um único caminho para todos.Religiões são apenas caminhos, caminhos que devemos percorrer para nos reencontrarmos com o nosso criador.Ainda bem que Deus é misericordioso e nos mostrou vários caminhos,diversas religiões.Ainda por cima nos presenteou com o livre-arbítrio, nos dando a liberdade de escolha para seguirmos o caminho para ele que mais agrada ao nosso coração, para que, seja qual for este caminho, ele possa nos abençoar com o auto-conhecimento, nosso verdadeiro objetivo.
Não importa o caminho que escolhemos. Não importa a qual religião se entrega. O que importa é que a entrega seja de coração, pois somente assim vamos ter a certeza do que buscamos em nossa estrada. Somente nos auto-conhecendo vamos enxergar os nossos erros e reconhecê-los, e, assim, purificarmos nosso coração e consequentemente elevarmos o nosso espírito na direção de Deus. Somente de coração e alma purificados poderemos ser absorvidos pelo nosso criador e assim estarmos integrados nele.
GRAÇAS A DEUS!!
Gustavo Pinheiro
Publicado no Recanto das Letras em 19/07/2010
Código do texto: T2386757
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário