quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Fé Viva



Texto retirado do blog da minha amiga e colaboradora, Angela
http://luzesesonhos.blogspot.com
"No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia;
e havia trevas sobre a face do abismo;
e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz! e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz..."
Gênesis 1, 1:5
E foi assim que começou a apresentação do Congá Vivo ontem, 15 de novembro de 2010, na cidade de São Paulo, em comemoração aos 102 anos da nossa sagrada Umbanda e a lei municipal do Vereador Quito Formiga que decretou o dia 15 de novembro como sendo também o Dia do Umbandista.

Quanta conquista, hein...e pensar que antes tinhamos que nos esconder e sincretizar nossos Orixás em imagens da igreja católica...e vamos continuar rompendo barreiras!
Atrás do Congá, os "orixás" vivos esperavam a hora da apresentação com um misto de muita alegria e festa, mas ao mesmo tempo emoção e ansiedade.
A abertura da 1ª Semana da Umbanda ocorreu por volta das 16h, mas para o Congá acontecer foi necessário esperar a noite cair, ou então o show de luzes do Pai Ronaldo não iria dar certo...rs,rs....
Um a um o Pai foi chamando os Orixás, e após breve apresentação e explicações sobre a sincretização, ele saudava-os e um ponto era tocado.
A cada Orixá as luzes acendiam e apagavam, dando uma atmosfera de surpresa e encantamento.
Iansã, Cosme e Damião, Oxum, Iemanjá, Oxóssi, Ogum, Xangô, Nanã, Obaluaê e finalmente Oxalá, que foi recebido ao som de "Aleluia", e com isso todas as luzes se acenderam...
Me lembro dos gritos, das palmas, das pessoas entrando na quadra para fazer as fotos e do mais importante: da forte emoção que senti com a energia de todos aqueles irmãos de fé vibrando e louvando nossa sagrada Umbanda!
São 102 anos de uma religião que toma conta da nossa vida; que toma conta da minha vida! Que me abriu caminhos, que me apresentou pessoas, que me deu esclarecimentos, e me fez e faz sentir uma emoção tão grande que nem todas as palavras que postar aqui serão capazes de descrever.
Com orgulho digo: fiz parte da festa dos 102 anos da Umbanda, e pretendo fazer parte de todas as outras que vierem, pois sempre serei "filha de fé" e sempre defenderei a nossa sagrada Umbada!
Meus amores, essa é a matéria de número 100 do blog, e não poderia ser de um assunto mais especial!
Agradeço ao meu Pai Oxalá, meu Pai Ogum e minha Mãe Iemanjá que me permitem estar aqui falando de Umbanda;
- Minha amada Mãe Dirce e Pai Ronaldo que me convidaram para junto com outros irmãos compor o congá;
- Aos meus padrinhos e a Carol que ontem me ajudaram a "viver" Mamãe Oxum;
- A todos os filhos de fé e irmãos do nosso terreiro que estiveram presentes em nossa festa;
- A todos vocês, leitores do blog; que me ajudaram a chegar na matéria de número 100!
- Aos seguidores do Twitter, em especial aos seguidores no sentido próprio da palavra que ontem dividiram comigo a emoção: Mara da Web Rádio "Ao som dos Orixás" (@MaraTozatto), Karina e seu marido (@karinaandrade7);
- Aos comentaristas oficiais do blog;
- Aos meus amados afilhados que renovam sempre a minha fé;
- E ao meu lindo maridão (@roberto_lj) que segura as pontas aqui em casa enquanto eu divulgo Umbanda e que ontem foi nosso fotógrafo oficial...serviço perfeito!
Que juntos continuemos a divulgar Umbanda ao mundo!
Saravá Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário