segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Magia do Louro



As folhas de louro podem ser utilizadas para uma interessante magia de poder. Durma com algumas folhas debaixo do seu travesseiro toda vez que tiver uma situação importante para resolver no dia seguinte. Ao acordar, queime-a na chama de uma vela amarela.
Através desta prática, o Elemental dessa planta permanecerá a seu lado por um certo período, dando-lhe força e poder pessoal para resolver com sucesso qualquer situação que se apresente.


Louro - Medicinal
Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de ungüentos (por exemplo a pomada com o sumo das folhas misturada com lanolina ou vaselina para picada de insetos).
Uso caseiro: Pendurar ramos pela casa para refrescar e perfumar o ar. As folhas nas gavetas e armários ajudam-nos a afastar traças.
Uso culinário: Utilizar em pequenas quantidades em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça. Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida. Cozer em leite para aromatizar cremes de leite e ovos e pudins de arroz.
Efeitos colaterais: Consumido em grandes doses, tem efeito narcótico.
Nomes Populares
loureiro vulgar, loureiro dos poetas
Nome Científico
Laurus Nobilis / Família das lauráceas
Origem
Originária do Mediterrâneo, se adaptou bem em regiões de clima temperado: O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro.
Na antiguidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva.
Lendas e Mitos
Na Idade Média era usado para afastar demônios, bruxas e raios. Uma superstição diz que quando morre um loureiro, ocorre um grande desastre.
Características e Cultivo
Árvore ou arvoreta aromática, de até 10 metros de altura. Flores amareladas seguidas por pequenos frutos azuis escuro. Usam-se somente as folhas e eventualmente os frutos. Gosta de sol pleno em locais frios e meia sombra em regiões quentes. Solo leve e rico em matéria orgânica. Propagação por estaquia de galhos. Precisa de podas anuais de renovação.

Outras espécies
Alcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paraná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosa ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário