segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ervas dos Orixás e seu uso - Parte 1



Postarei aqui sobre as ervas. Quem quiser colaborar, comente o artigo e complemente nosso estudo.
Devemos saber que a erva pode mudar de nome conforme região e de Orixá, dependendo da nação.

Importante: Não estamos receitando qualquer erva citada para remédios ou tratando de feituras e assentamentos, estamos apenas mostrando as ervas mais utilizadas na Umbanda e para quê são usadas.


Ervas Fervidas:
Devemos prestar atenção em que banho precisamos, o banho fervido só serve como banho de defesa, é aquele que vc toma para ir numa gira, fazer uma visita, pois as ervas sendo fervida perdem muito sua essencia, são validas somente para um dia.
Ervas Maceradas:
Um banho de descarrego , para tirar a negatividade, terá que ser as ervas maceradas, poderá usar um banho especifico para o Orixá, onde vc usará somente erva daquele orixá, de preferencia 3 tipos de erva, ou combinar uma quantidade de erva,3, 7 13 ou 21, sendo que poderemos misturar ervas de mais orixá, mas preste atenção pq só poderá ser erva de descarrego.
Para um bom banho:
Precisamos tomar alguns cuidado, colher as  ervasfrescas antes do sol quente, pedir licença a Oxossi e a Ossain, lavar essas ervascom agua da torneira, em seguida lavar com agua do mar de cachoeira, chuva etc... de preferencia defumar tdas as ervas.
Usar agua de cachoeira, de chuva de mar para confecção do banho. Se não tivermos pegamos agua da torneira deixamos descansar 1 hora e usamos, no meu caso so uso agua dos Orixás.
CUIDADO!!!
Tomar cuidado para quem fazer o banho, se vc não é um medium desenvolvido e seus guias ainda não trabalham não faça banho para os outros, um banho de descarrego deverá ser feito por uma pessoa qualificada, já preparada, de preferencia um dirigente ou uma pessoa que tenha ordem deste. Senão poderá trazer pra si tda negatividade da pessoa e não saber se descarregar.
Importante:
Não podemos mexer nas ervas se antes não firmarmos nossas velas, 1° a vela sempre para Exu, pedindo proteção, o seu anjo da guarda deverá estar acesa, depois para suas entidades e como eu faço no terreiro, acendo vela para o patrono da casa, minha mãe e pai de cabeça.
Começando o Banho:
Sempre começo pela erva de Oxalá, nessa hora não devemos conversar e sim cantar pontos dos orixas que estará macerando. As outras podem ser opicional.
Com isso já estará se preparando para fazer um bom banho.

Fonte: Comunidade do nosso querido  irmão e colunista, Luiz Carlos - A Umbanda como Ela É!
Caso queiram visualizar as ervas citadas aqui, visitem a comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=12230226&tid=5251800763057478814&kw=ervas&na=3&nst=121&nid=12230226-5251800763057478814-5258158873728687262

Nenhum comentário:

Postar um comentário