segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ervas dos Orixás e seu uso - Parte 10 - De A a Z



Importante: Não estamos receitando qualquer erva citada para remédios ou tratando de feituras e assentamentos, estamos apenas mostrando as ervas mais utilizadas na Umbanda, para quê são usadas e também o seu uso terapeutico, porém, para utilizá-las, procure um profissional.

ERVAS MEDICINAIS
Os cuidados no cultivo de ervas medicinais
NORMAS GERAIS PARA A COLHEITA
- Não se devem colher plantas medicinais enquanto estiverem molhadas (chuva ou orvalho), pois o excesso de umidade retarda a secagem e favorece a decomposição das substâncias ativas, inutilizando a planta.
- Na colheita de folhas, flores e ramos, devem-se usar tesouras ou facas bem afiadas, para que o corte seja preciso e a planta não fique machucada.
- Para a colheita de raízes, rizomas e bulbos devem-se usar enxadas, enxadões ou pás.
- Para a colheita de cascas usa-se um facão ou, quando possível, a própria mão, sempre nas horas mais secas do dia.
- A colheita de frutos, vagens e sementes deve ser feita com uma tesoura ou faca afiada, ou mesmo com a mão.
- Para o transporte das ervas colhidas usam-se, de preferência, balaios e caixas bem arejados. Sacos plásticos não são recomendáveis, pois impedem a ventilação, favorecendo o aparecimento de fungos e a conseqüente inutilização das plantas.
- Ao serem colhidas, as plantas não devem ser dispostas em muitas camadas, para que não estraguem.
- Se o sol surgir de forma intensa durante a colheita, devem-se proteger imediatamente as plantas já colhidas, para que não se percam as substâncias mais voláteis.
- Evitar a mistura de ervas durante a colheita e antes da secagem, para que mantenham puras as suas características sutis.
- Deve-se fazer uma seleção básica durante a própria colheita, sempre que possível. Evitar, por exemplo, plantas doentes, com manchas, terra, poeira ou gases expelidos por veículos.
- Evitar colheitas na proximidade de áreas onde se usam defensivos agrícolas (herbicidas, fungicidas, inseticidas, etc.).
- Evitar lavar as plantas após a colheita, à exceção de raízes e rizomas, pois isso pode danificá-las.
- Evitar o armazenamento e o transporte das ervas colhidas junto de produtos químicos que as possam contaminar.
- Armazenar as plantas ao abrigo da luz direta, umidade e poeira, enquanto se aguarda a secagem.
ÉPOCA DA COLHEITA
- A época exata da colheita de uma planta medicinal depende diretamente dos seus ritmos vitais. Isso varia de acordo não só com a espécie, mas também com a parte da planta que se quer usar. Como normas gerais valem as seguintes indicações:
Raízes, tubérculos, bulbos e rizomas
Colhem-se no fim do ciclo da planta, quando suas partes aéreas (folhas, flores e sementes) começam a secar e antes que brotem novamente.
Hastes, caules e ramos
Colhem-se quando estão bem desenvolvidos, antes da formação dos botões florais, pois estes consomem parte de seus princípios ativos.
Flores
Colhem-se um pouco antes do seu pleno desenvolvimento, antes que comecem a definhar e produzir sementes.
Inflorescências
Colhem-se no início do desabrochar das flores e antes que se abram totalmente .
Cascas
Colhem-se da planta adulta, após seu período de floração e frutificação, quando ela entra em repouso.
Frutos carnosos
Colhem-se pouco antes de sua maturação completa.
Sementes
Colhem-se quando estão bem maduras, ao começarem a secar.
Ervas inteiras
Colhem-se quando já se iniciou a formação e a abertura dos botões florais, porém
antes que as flores se abram totalmente.
HORA DA COLHEITA
- A hora em que se faz a colheita de uma planta medicinal acentua ou restringe a sua ação terapêutica.
- Geralmente o melhor período para se efetuar a colheita é pela manhã, após a evaporação total do orvalho da noite.
- Nos dias ensolarados e quentes deve-se colher no final da tarde, principalmente as plantas aromáticas, pois o excesso de calor favorece a perda de seus princípios aromáticos, facilmente voláteis.
- Nos dias nublados, porém bem secos, pode-se realizar a colheita a qualquer hora do dia, após a evaporação do orvalho.
- Algumas ervas devem ser colhidas em noites de lua, pois a energia refletida em sua luz pode acentuar certos aspectos da atuação da planta e encobrir outros.

Ervas medicinais: é preciso ter cuidado!
por Jorge A. B. Soares
No mundo inteiro cresce o consumo de medicamentos fitoterápicos produzidos à base de plantas medicinais. Em termos econômicos, trata-se de uma indústria que gera 15 bilhões de dólares anualmente. Nesses remédios considerados "naturais" e inofensivos, o consumidor busca preços mais acessíveis e tenta fugir dos efeitos colaterais dos medicamentos químicos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou aos países membros o desenvolvimento de pesquisas visando à utilização da flora com fins terapêuticos. Das 119 substâncias químicas, princípios ativos extraídos de plantas e utilizados na medicina, 74% foram obtidas com base no conhecimento popular de fitoterapia.
Essas pesquisas avançam continuamente a nível mundial revelando uma série de novas substâncias cuja ação curativa foi cientificamente comprovada. A má notícia é que uma parte dessas ervas medicinais mostrou possuir efeitos prejudiciais à saúde humana. Inúmeros trabalhos científicos têm relatado efeitos tóxicos
principalmente sobre o fígado, e em escala menor sobre os rins, o sangue, a pele, o sistema nervoso e cardiovascular, bem como efeitos mutagênicos e carcinogênicos.
Por exemplo:
Gingko biloba é indicado para o tratamento de doenças vasculares, porém tem sido acusado de causar sangramento e, em casos raros, derrame cerebral.
Confrei é cicatrizante, antiinflamatório e analgésico, mas se ingerido é tóxico provocando câncer.
Camomila é antiinflamatória, clareadora do cabelo e antiespasmódica, mas pode ocasionar dermatite e alergia.
Aristolochia fangchi, que foi utilizada inadvertidamente como inibidora do apetite em preparados para emagrecimento, é nefrotóxica e produz câncer na bexiga.
Dong quai e o ginseng, receitados para aliviar os efeitos da menopausa, induzem significativamente o crescimento de células cancerígenas na mama.
Kava-kava, indicada contra ansiedade, estresse e insônia, está sendo investigada sob Suspeita de causar sérios danos ao fígado, com 25 casos de toxicidade hepática Registrados num único mês na Suíça e na Alemanha.
O envolvimento de plantas medicinais na toxidez renal ocorre com tanta freqüência que já é conhecido na literatura médica como "nefropatia das ervas chinesas", (Chinese herb nephropathy - CHN), uma forma progressiva de fibrose renal.
Recentemente a Organização Mundial de Saúde criou um centro que vai monitorar, fazer testes e aprovar medicamentos derivados de ervas. Existem recomendações para que os setores da medicina tradicional colaborem com os setores alternativos.
Grande dificuldade inerente a fitoterapia advém do fato de que cada espécie vegetal (planta) é uma mistura complexa de milhares de substâncias químicas, e em geral fica difícil identificar, separar e concentrar os componentes farmacológicos úteis (princípios ativos), complicando muita a padronização da dosagem desses produtos. Sabe-se também que a concentração do princípio ativo varia muito com
a variedade da planta medicinal, o solo, o clima e as condições de cultivo e colheita.
Assim, ao adquirir um fitoterápico numa banca de feira, loja de produtos naturais ou no supermercado, você pode estar colocando em risco sua saúde, pois não há nenhuma garantia de que você vai obter a substância certa no estado de pureza e na dosagem correta para obter a ação terapêutica desejada.
As normas de Saúde Públicas vigentes para a fiscalização dos medicamentos exigem das companhias farmacêuticas que um novo remédio antes de ser aprovado e lançado no mercado seja submetido a longos (15 anos, em média) e exaustivos testes de eficácia e segurança, envolvendo amostras populacionais de milhares de pessoas, a um custo médio de 500 milhões de dólares. Porém, por incrível que pareça, a produção e comercialização dos fitoterápicos não estão sujeitas a esse mesmo código de normas rígidas.
O consenso atual da comunidade científica é que cada vegetal é um caso específico a ter suas propriedades farmacológicas e sua segurança exaustivamente estudada. É necessário realizar estudos completos e sofisticados com cada produto, pois cada um deles pode ter uma ação no laboratório ("in vitro") e outra diferente no organismo humano ("in vivo").
Até que essas pesquisas cheguem ao fim, é preciso ter cuidado!..
A
Abacateiro (Persea gratíssima Gaertn) Folha e Talo Diurético, usado nas doenças renais e das vias urinárias.
Absinto romano (Artemísia absinthium Linné) Talo, Folha e Flor Estomacal, febrífugo, dispepsias.
Abútua (Chondodendron platyphyllum Miers) Raiz Diurético, colagogo, usado nas afecções hepáticas.
Açafrão da terra (Curcuma longa Linné) Rizoma Afecções hepáticas e vesiculares, elimina gases, bactericida.
Acônito (Aconitum napellus Linné) Raiz Analgésico, anticongestivo, empregado na gripe e coriza.
Adonis (Artemísia absinthium Linné) Talo, Folha e Flor Cardiotônico, diurético, sedativo.
Ágar-ágar (Gelidium cartilagineum) Mucilagem Purificada Constipações, prisão de ventre, laxativo suave.
Agoniada (Plumeria lancifolia Müller Argoviensis) Casca Purgativo, útil na amenorréia e nas menstruações difíceis e doloridas (exerce ação benéfica, regularizando essas funções)
Agrião (Nasturtium officinale R.Br) Talo e Folha Antiescorbútico, diurético, estimulante.
Alcachofra (Cynara scolymus Linné) Folha Diurético, colagogo, tratamento de colesterol.
Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra Linné) Raiz Emoliente, usado nas afecções das vias respiratórias, tosses, bronquites.
Alcaravia (Carum carvi Linné) Fruto Estomáquico, carminativo, flatulências, cólicas (raramente prescrito só, geralmente associado a outros medicamentos aromático-eupépticos)
Alecrim-do-Norte (Lantana microphylla) Folha Tônico, afecções das vias respiratórias, banhos relaxantes.
Alecrim (Rosmarinus officinalis Linné) Talo, Folha e Flor Estomacal, estimulante, dores reumáticas.
Alfafa (Medicago sativa Linné) Talo e Folha Revigorante, má digestão, reumatismo e artrite.
Alfavaca (Ocimun incanum Fluminensis) Talo e Folha Combate o reumatismo, eficaz contra a coqueluche.
Alfazema (lavandula officinalis Chaix) Flor Estimulante, aromático, carminativo.
Algas calcáreas (Lithotamnium calcareum) Alga Artrite, osteoporose, estresse.
Algodoeiro (Gossypium herbaceum Linné) Raiz Emenagogo, hemostático, diurético.
Alho (Allium sativum Linné) Bulbo Anti-séptico, diurético, anti-gripal.
Aloe (Aloe ferox Miller) Resina Estomacal, purgativo, colagogo.
Alteia (Althaea officinalis Linné) Raiz Bronquites, tosses, afecções catarrais das vias respiratórias.
Andiroba (Carapa guianensis Aulb) Semente Febrífugo, vermífugo, cicatrizante.
Angélica (Angelica archangelica officinalis Hoffmann) Rizoma e Raiz estomacal, tônico, diurético.
Angico (Piptadenia colubrina Bentham) Casca Depurativo, hemostático, adstringente.
Anil (Indigofera anil Linné) Raiz Antiespasmódico, sedativo, diurético.
Anis estrelado (Illicium verum Hooker filius) Fruto Estomacal, flatulências, cólicas.
Aquilea (Aquilea millefolium Linné) Talo e Flor Expectorante, adstringente, carminativo.
Arnica (Arnica montana Linné) Flor Estimulante, sudorífico, usado em contusões e traumatismos.
Aroeira (Schinus aroeira Linné) Casca resfriado, gripes, tosses.
Arruda (Ruta graveolens Linné) Talo, Folha e Flor Emenagogo, varizes, dismenorréias. Uso externo
Artemísia (Artemisia vulgaris Linné) Talo e Folha Antiespasmódico, Emenagogo, usado na flatulência.
Assa Fétida (Ferula asa foetida Linné) Goma Carminativo, usado contra espasmos e cólicas em geral.
Assa Peixe (Boehmeria arborescens) Talo e Folha Afecções do útero, hemorróidas, contusões.
Aveia (Avena sativa) Semente Diarréia, reconstituinte de energias no tratamento de convalescente e após intoxicação.
Avenca (Adiantum capillus veneris Linné) Talo e Folha Diurético, expectorante, bronquites.
B
Bálsamo Talú (Balsamum tolutanum FB) Resina Afecções na bexiga, leucorréias, laringites crônicas.
Bambu (Bambusa arundinacea Willd) Folha Artrose, osteoporose, remineralização das unhas, dos cabelos e das cartilagens.
Banchá (Thea sinensis Sims) Folha e Talo Anti-oxidante, fadiga, diurético.
Barbatimão (Stryphnodendron Barbatimão Martius) Casca Tônico, depurativo, esgotamentos.
Bardana (Arctium lappa Linné) Raiz Depurativo, reumatismo, gota.
Beladona (Atropa belladona Linné) Talo e Folha Antiespasmódico, relaxante muscular, cólicas renais.
Benjoim (Styrax tonkinense (Pierre) Craib) Resina Expectorante, anti-séptico, afecções crônicas das vias respiratórias.
Berbéris (Berberis vulgaris Linné) Casca Afecções do intestino, diurético, estomáquico.
Beringela (Solanum melongena L.) Fruto Protetor das funções hepáticas, digestivo, diminui e regula o colesterol.
Bétula (Betula alba Linné) Folha Anti-séptico, cicatrizante, depurativo.
Bicuiba (Myristica bicuhyba Schott) Semente Estimulante, extremamente usado contra as inflamações, reumatismos.
Boldo (Peumus boldus Molina) Folha Embaraços gástricos, estimulante da digestão, colagogo.
Borragem (Borrago officinalis Linné) Folha e Talo Sudorífico, usado nos resfriados, gripes e tosses.
Buchinha (Luffa operculata Cogn) Fruto Purgativo, vomitivo, amenorréia.
C
Cactos (Cercus grandiflorus Mill) Flor e Casca Cardiotônico, estimulante, indicado nas perturbações circulatórias.
Café (Coffea arabica Linné) Folha Cardiotônico, estimulante, diurético.
Cajueiro (Anacardium occidentale Linné) Casca Adstringente, usado no tratamento de diabetes, possui ação anti-hemorrágica.
Cálamo aromático (Acorus calamus Linné) Rizoma Estomacal, flatulências, vômitos.
Calêndula (Calendula officinalis Linné) Flor Emenagogo, cicatrizante, dismenorréia.
Cambará (Acrodiclidium camara Schomb) Folha e Talo Carminativo, Antiespasmódico, anti-diarréico.
Cambuí (Eugenia crenata Vell) Folha e Talo Aromático, adstringente.
Camédrios (Teucrium chamaedrys Linné) Talo, Folha e Flor Digestivo, tônico, antidispéptico.
Camomila (Matricaria chamomilla Linné) Flor Estomáquico, Antiespasmódico, sedativo.
Cana do Brejo (Costus spicatus Swartz) Talo e Folha Diurético, depurativo, cálculos renais.
Canela (Cinnamomum zeylanicum Ness) casca estomáquico, facilita digestão, modera cólicas.
Capim cidrão (Cymbopogom citratus D.C.) Folha Insônia, nervosismo, gases intestinais.
Capsicum (Capsicum frutescens) Fruto Aumenta o fluxo do sangue, flatulências, cólicas.
Carapiá (Dorstenia arifloia Lam) Raiz Anti-febril, expectorante, dismenorréia.
Cardamomo (Elettaria cardamomum (Roxburgh) Maton) Semente Carminativo, estimulante, dispepsia.
Cardo-Santo (Carduus benedictus L.) Folha, Talo e Flor Anorexia, indigestão, gastrite infecciosa.
Carobinha (Jacarandá semiserrata Cham) Folha Diurético, no tratamento de afecções das vias urinárias e cutâneas.
Carqueja (bacharis tripetra D.C.) Folha e Talo Anti-diarréia, desperta o apetite, ação benéfica sobre o fígado e intestinos.
Carrapicho (Desmodium adscendens D.C.) Folha, Talo e Flor Diurético, usado nas doenças das vias urinárias. Cartilagem de tubarão, cartilagem Artrite, Artrose, analgésico, anti-inflamatório.
Carvalho (Quercus robur Linné) Lenho e Casca Adstringente, anti-séptico, febrífugo.
Casca D'anta (rimys winteri Mart) Casca Estimulante estomacal, diarréias, anemias.
Cascara Sagrada (Rhamnus purshiana De Condolle) Casca Laxativo, purgativo, prisão de ventre.
Castanha Indiana (Aesculus hippocastanum Linné) Semente Contra hemorragias, hemorróidas, varizes.
Catuaba (Trichilia catigua Adr.Juss.) Casca Tônico e estimulante.
Cavalinha (Equisetum arvense L.) Talo Indicado para doenças do trato urinário e próstata, para doenças dos pulmões.
Celidonia (Chelidonium majus L.) Folha Uso externo para eczema, verrugas e calosidades. Não utilizar para uso interno, exceto por prescrição médica.
Centaurea menor (Erythrae centaurium Pers.) Talo, Folha e Flor Indicado para anorexia (falta de apetite) e indigestão.
Centella (Hydrocotyle asiatica L.) Talo e Folha Eczemas, varizes, celulite.
Chá de bugre (Cordia encalyculata) Folha e Talo Diurético, previne ou reduz depósito de gordura e celulite.
Chá de java (Orthosiphon stamineus Benth.) Folha Diurético, colagogo.
Chá preto (Thea sinensis) Folha Estimulante.
Chapéu de couro (Echinodorus macrophyllus Micheli) Folha e Talo Diurético, eliminador do ácido úrico, para reumatismo.
Cipó cabeludo (Mikania hirsutissima D.C.) Talo e Folha Útil na diarréia crônica, reumatismo, nevralgias e nefrites.
Cipó caboclo (davila rugosa Poir.) Cipó Estimulante, depurativo e afrodisíaco.
Cipó cravo (Tynnanthus fasciculatus Miers) Cipó Tônico estomacal, carminativo, aromático.
Cipó cruz (Chicocca brachiata R. e P.) Cipó Diurético, purgativo, febrífugo, anti-asmático.
Cipó suma (Anchieta salutaris St.Hil) Cipó Usado nas afecções cutâneas, eczemas .
Condurango (Gonolobus condurango) Casca Tônico amargo, estomáquico, exerce sobre a mucosa estomacal uma ação analgésica sedativa.
Confrey (Symphytum officinale L.) Folha Apenas uso externo, cicatrizante e anti-inflamatório.
Consolida maior (Symphytum officinale L.) Raiz Fratura, entorses e contusões de músculos e articulações.
Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.) Óleo Cicatrizante de feridas e úlceras, anti-tetânico, disenteria.
Cordão de Frade (Leonotis nepetaelfolia R.Br.) Talo, Folha e Flor Anti-asmático, anti-reumático, febrífugo.
Crataegus (Crataegus oxycantha L.) Folha e Flor Indicada para melhorar o fluxo sangüíneo para o coração, para a hipertensão e anginas, indigestão.
Cravo indiano (Carophyllus aromaticus L.) Flor Usado para dores de dente, problemas digestivos, tem sido usado para tratar das lombrigas.
Cumaru (Dipteryx odorata Aublet.) Fruto Antiespasmódico, Emenagogo.
D
Damiana (Turnera difusa Willd) Folha Tônico, estimulante, diurético.
Danda (Cisperus esculentus) Raiz Carminativa, sudorífica, diurética.
Dente de Leão (Taraxacum officinale Weber) Talo, Folha e Flor Tônico para o fígado, para inflamação da vesícula biliar, cálculos.
Douradinha (Waltheria douradinha St.Hil) Folha e Talo Úteis para afecções catarrais, para lavagem de feridas, sobretudo de origem sifilítica.
Drosera (Drosera rotundifolia L.) Ramo e Folha Sedativo, bronquite, asma, gripe, tosse.
Dulcamara (Solanum dulcamara) Folha Reumatismo, nevralgias, dores de perna, dor de cabeça.
E
Efedra (Ephedra distachya L.) Ramo Asma brônquica e nasal, anti-alérgico, aumenta a tensão arterial.
Endro (Anethum graveolens L.) Semente Antiespasmódico, carminativo, estomáquico.
Equinácea (Echinacea angustifolia) Talo e Folha Antimicótico, anti-inflamatório, anticancerígeno.
Erva baleera (Cordia verbenacea) Talo e Folha Reumatismo, artrite reumatóide, gota, nevralgias, contusões.
Erva de bicho (Polygonum acre Humboldt) Talo e Folha Estimulante, febrífugo, para crises hemorroidárias.
Erva doce (Pimpinella anisum L.) Fruto Antiespasmódico, carminativo, expectorante.
Erva passarinho (Struthanthus flexicaulis) Talo Usado nas afecções das vias respiratórias, pneumonias, tosses, bronquites.
Escamonea (Convolvulus scammonia L.) Raiz Purgativo drástico, congestões cerebrais e pulmonares.
Espinheira santa (Maytenus ilicifolia Martius) Folha Analgésico, anti-séptico, tônico.
Estragão (Artemisia dracunculus L.) Folha Estimula o apetite, a secreção de sucos gástricos e a digestão.
Eucalipto (Eucalyptus globosos La Billardiere) Talo e Folha Gripes, bronquites, asma, sinusites.
Eufrasia (Euphrasia officinalis L.) Talo, Folha e Flor Para conjuntivite e outras afecções oculares.
F
Fafia (Pfaffia paniculata) Raiz em floco Tônico, afrodisíaco, para diabetes, úlceras.
Feno grego (Trigonella foenum-graecum L.) Semente Antidiarréico.
Fitolaca (Phytolacca decandra L.) Talo e Folha Dor de garganta, obesidade.
Frangula (Rahmnus frangula L.) Casca Laxativo, purgativo, tônico estomacal.
Fucus (Fucus vesiculosus L.) Alga Obesidade, para doenças do sistema linfático.
Fumaria (Fumaria officinalis L.) Talo e Folha Tônico, depurativo, estimulante.
Funcho (Foeniculum vulgare Karst) Fruto Aromático, carminativo, expectorante.
G
Galanga (Alpinia officinarum Hance) Rizoma estimulante, aromático, expectorante.
Garcínia (Garcinia cambojia Desr) Fruto Laxante
.Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens) Raiz Doenças reumáticas, artrites, Artrose.
Gelsemium (Gelsemium sempervirens Hilton) Raiz Febrífugo, cefaléia, dores reumáticas.
Genciana (Gentiana lutea L.) Raiz Estomacal, febrífugo, anemias.
Gengibre descascado (Zingiber officinale L.) Rizoma Carminativo, cólicas, para rouquidão, catarros.
Gilbarbeira (Ruscus aculeatus Linné) Raiz Tônico aperitivo, diurético, doenças renais e das vias urinárias.
Gimena (Gymnemae silvestris) Folha Adstringente estomáquico, tônico e refrescante. Indicado como nutriente auxiliar para obesos e diabéticos.
Ginkgo (Ginkgo biloba Linné) Folha Tratamento de micro varizes, cansaço das pernas, dificuldade de concentração, protege contra radicais livres.
Ginseng (Panax ginseng) Raiz Estimulante, afrodisíaco, fadiga, stress, deficiências sexuais.
Gracilaria (Gracilaria confervoides) Alga Ajuda a combater a celulite, flacidez, varizes, reumatismo.
Graviola (Anona muricata Linné) Talo e Folha Antiespasmódico, antidisentérico, anti-reumático.
Grindélia (Grindelia robusta Nut.) Talo, Folha e Flor Antiespasmódico, expectorante, afecções respiratórias.
Guaçatonga (Casearia sylvestris Sw.) Folha e Talo Febrífugo, depurativo nos reumatismos, eczemas, úlceras.
Guaco (Mikania guaco Mut.) Folha Depurativo, desperta o apetite, combate à febre.
Guaraná (paullinia cupana Kunth) Semente Afrodisíaco, adstringente, energético.
Guiné (Petiveria alliacea) Talo e Folha Afecções bucais, dores reumáticas, fortalece a gengiva.
H
Hamamelis (Hamamelis virginiana Linné) Casca e Folha Adstringente, hemostático, tônico.
Hera-terrestre (Glechoma hederacea Linné) Talo e Folha Estimula o apetite, expectorante, emoliente, antiasmático.
Hibiscus (Hibiscus sabdariffa Linné) Flor Antiespasmódico, diurético, digestivo.
Hidraste (Hydrastis canadensis Linné) Raízes e Rizoma Estimula a digestão, hemostático, combate à atonia gástrica.
Hiperico (Hypericum perforatum Linné) Folha, Talo e Flor Anti-séptico, diurético, vasodilatador.
Hortelã (Mentha arvensis) Folha Analgésico estomacal e intestinal, digestivo, estimulante das funções cardíacas.
I
Ignacia (Ignatia amara) Semente Neurotônico, usado nas dispepsias, na atonia do tubo digestivo.
Imburana (Bursea leptophloeos Engl) Casca e Semente Peitoral e Tônico.
Ipê roxo (Tabebuia leptaphylla) Casca Afecções da boca, depurativo, reumatismo.
Ipeca branca (Hybanthus ipecacuanha L.) Raiz Disenterias e gota.
Ipeca preta (Cephaelis ipecacuanha A.Rich) Raiz Expectorante, diaforético, congestões pulmonares.
J
Jaborandi baiano (Pilocarpus jaborandi Holmes) Folha e Talo Diaforético, antiqueda de cabelos, diminui a pressão intra-ocular.
Jaborandi Pará (Pilocarpus microphyllus Stapf) Folha e Talo Diaforético, antiqueda de cabelos, diminui a pressão intra-ocular.
Jambolão (Syzygium jambolanum De Candolle) Talo e Folha Adstringente, antidiabético, usado nas diarréias.
Japecanga (Smilax japecanga Grisebach) Raiz Reumatismo, eczemas, afecções cutâneas.
Jasmim (Jasminum officinale Linné) Flor Sedativo, Antiespasmódico, aromático.
Jatobá (Hymenaea coubaril) Casca e Resina Diarréias, cólicas intestinais, tosses.
Jequitibá rosa (Cariniana brasiliensis Casoretto) Casca Adstringente, afecções da boca e garganta, laringites, amigdalites.
Juá (Ziziphus juazeiro martius) Casca Expectorante, febrífugo, tônico.
Jurubeba (Solanum paniculatum Linné) Raiz Tônico, afecções hepáticas, icterícias.
K
Kawa kawa (Macropiper methysticum Forster) Raiz Adstringente, depurativo, sedativo, irrigações vaginais, empregado no tratamento da sífilis.
L
Laminaria (Laminaria digitata (L.)Lam) Alga Arteriosclerose, envelhecimento, menopausa.
Laranja amarga (Citrus amara Linné) Casca do fruto Flatulências, dispepsias, perturbações digestivas.
Laranja doce (Citrus sinensis Gallesia) Casca do fruto Estomacal, estimulante, perturbações digestivas.
Ledum (Ledum palustre) Folha e Talo Dores reumáticas, gota, traumatismo.
Limão bravo (Siparuna apiosyce De Candolle) Folha e Talo Estimulante estomacal, flatulências, cólicas menstruais.
Linhaça (Linum usitatissimum Linné) Semente Erupções cutâneas, úlceras, laxante.
Lírio florentino (Iris florentina Linné) Rizoma Expectorante, asma, bronquite.
Lobélia (Lobelia inflata Linné) Folha, Talo e Flor Expectorante, diaforético, bronquites, pneumonias.
Losna (Artemisia absinthium Linné) Folha e Talo Tônico, vermífugo, Emenagogo.
Ledum (Nelumbo nucifera Gaertn) Raiz Febrífugo, expectorante, antidiarréico.
Lúpulo (Humulus lupulus Linné) Flor Sedativo, reduz a tensão muscular e espasmos, aumenta a produção de urina.
M
Macis (Myristica fragrans Houtt) Casca Estomáquico, estimulante, aromático, condimento.
Malva (Waltheria viscosissima St.Hil (W.mollas Willd)) Folha e Talo Bronquite, tosses, emoliente.
Manjericão (Ocimum basilicum Linné) Folha Gases, tosse, inflamação das vias urinárias.
Maracujá (Passiflora alata Ariton) Folha e Talo Sedativo, neurastenia, útil nas perturbações da menopausa.
Marapuama (Ptychopetalum olacoides B.) Lenho e casca Antidepressivo, anti-reumático, antiqueda de cabelos.
Marcela (Achyrocline satureoides Linné) Flor e Talo Flatulências, cólicas abdominais, azia.
Marroio (Marrubium vulgare Linné) Flor e Talo Expectorante, estimulante do apetite e da secreção biliar, alivia as menstruações dolorosas.
Mastruco (Lepidium sativum Linné) Folha e Talo Estomáquico, expectorante, depurativo.
Mate (Ilex paraguariensis Saint-Hilaire) Folha e Talo Estimulante, diurético, digestivo, cólicas renais.
Meimendro (Hyoscyamus niger Linné) Folha Analgésico, calmante, sedativo.
Melão-de-São-Caetano (Momordica charantia Linné) Folha e Talo Febrífugo, anti-reumático, anti-helmíntico.
Melissa Nac (Lippia geminata H.B.K.) Folha e Talo Estomáquico, Emenagogo, Antiespasmódico.
Melissa off (Melissa officinalis Linné) Folha e Talo Diurético, antiinflamatório, hipotensor, má circulação, dores de cabeça.
Mentruz (Chenopodium ambrosioides Linné) Folha, Talo e Flor Vermífugo, anti-helmíntico, afecções das vias respiratórias.
Mil homens (Aristolochia cymbifera Martius) Cipó Emenagogo, estimulante, diurético.
Milho (Zea mays Linné) Estigma Diurético, Cardiotônico, hipertensor, colagogo.
Mirra imp (Commiphora myrrha (Nees) Baillon) Resina Anti-séptico, dispepsia, gastralgia, úlceras da boca.
Mulungu (Erythrina mulungu Martius) Casca Dores reumáticas, afecções hepáticas, útil nas bronquites, asma.
Mutamba (Guazuma ulmifolia Linné) Casca Anti-caspa, anti-queda de cabelos, dermatose.
N
Nogueira (Juglans regia Linné) Folha e Talo Calmante, ação espasmolítica, hemostático.
Noz de cola (Cola vera K. Schum) Semente Estimulante, respiração difícil, astenia física e sexual.
Noz moscada (Myristica fragans Houttuyn) Amêndoa Estomáquico, flatulências, utilizada para favorecer a digestão.
Noz vômica (Strychnos nux vomica Linné) Semente Excitante, Neurotônico, desperta o apetite, acelera a circulação.
O
Óleo vermelho (Myroxylon balsamum Linné) Casca Expectorante, acalma a tosse, usado nas bronquites, asma.
Oliveira (Olea europaea Linné) Folha Tratamento de hipertensão arterial, febrífugo.
Ostra (Calcarea carbonica/Ostrea edulis) Casca Fortalece as gengivas e dentes, dores de cabeça, infecções agudas dos olhos.
P
Papoula rubra (Papaver rhoeas Linné) Semente Usado nas afecções das vias respiratórias, bronquites agudas, coqueluche.
Parietária (parietaria officinalis Linné) Folha e Talo Diurético, inflamação do aparelho urinário, dermatoses crônicas.
Pariparoba (Piper umbelatum Vell) Folha e Talo Colagogo, estimulante das funções hepáticas, afecções das vias respiratórias.
Pau ferro (Caesalpinia ferrea Mart) Casca Febrífugo, antidiarréico, depurativo.
Pau pereira (Geissospermum vellosii Fr.Cill) Casca Febrífugo, atonia gástrica, usado nos casos de inapetência.
Pedra ume caá (Murcia sphaerocarpa) Folha Adstringente, usado no tratamento do diabetes.
Peonia (Paeonia officinalis Linné) Flor e Raiz Sedativa das crises de asma e de epilepsia, dores de gota.
Peroba (Aspidosperma gomezianum D.C.) Casca Tônico, febrífugo.
Poejo (Mentha pulegium Linné) Folha e Talo Carminativo, Emenagogo, flatulências, dispepsias.
Polígala (Polygala senega Linné) Raiz Diurético, expectorante, bronquite asmática.
Psyllium (Plantago psyllium Linné) Fibras semente Obstipação crônica, laxante suave, emoliente.
Puchuri (Nectandra puchury - major Nees Semente Dispepsia, diarréia, leucorréia.
Pulmonaria (Pulmonaria officinalis Linné) Folha Emoliente, expectorante, diurético.
Pulsatila (Pulsatilla vulgaris Miller) Folha e Talo Diurético, diaforético, Antiespasmódico, sedativo.
Q
Quassia (Quassia amara Linné) Lenho Combate flatulência, diarréias, anemia, moléstias do estômago.
Quebra-pedra (Phyllantus niruri Linné) Folha, Talo e Flor Colagogo, Antiespasmódico, anticancerígeno, diurético, antibacteriano.
Quilaia (Quillaja saponaria Molina) Casca Expectorante, diurético, bronquites e afecções broncopulmonares.
Quina quina (Coutarea hexandra Schum) Casca Febre intermitente.
Quina vermelha (Cinchona succirubra Pavon) Casca Digestivo, febrífugo, convalescência.
Quixaba (Bumelia sertorum Mart) Casca Adstringente, tônico, antidiabético.
R
Ratania (Krameria triandra Ruiz et Pav) Raiz Adstringente.
Rauwolfia (Rauwolfia serpentina Linné Benth) Raiz Tranqüilizante, calmante cardíaco, antitérmico.
Romã (Punica granatum Linné) Casca do fruto Antidisentérico, adstringente, anti-helmíntico.
Rosa branca (Rosa centifolia L.) Flor Adstringente, cicatrizante, anti-diurético.
Rosa mosqueta (Rosa canina) Casca do fruto Tônico, diurético, laxante suave.
Rosa rubra (Rosa galica Linné) Flor Aftas, leucorréia, feridas, úlcera cutânea.
Ruibarbo (Rheum rhaponticum Linné) Rizoma Purgativo, tônico amargo, aumenta o apetite.
S
Sabalis (Sabal serrulata) Fruto Hipertrofia da próstata, debilidade sexual, diurético.
Sabina (Juniperus sabina Linné) Folha Emenagogo (Medicação Perigosa!)
.Sabugueiro (Sambucus nigra) Flor Febre, bronquite, asma, reumatismo.
Sacaca (Croton cajucara Benth) Casca Afecções do fígado, vesícula, rins, redução do nível de colesterol.
Salsaparrilha (Smilax officinalis) Raiz Nefrite, artrite, reumatismo, gota, ácido úrico.
Sálvia (Salvia officinalis Linné) Folha Anti-oxidante, Anti-caspa, anti-queda de cabelos.
Samambaia (Polypodium filix) Folha e Talo Vermífugo, contra as lombrigas e tênia.
Sassafras (Ocotea pretiosa Mez) Lenho Depurativo, carminativo, diaforético.
Segurelha (Satureia montana Linné) Folha Flatulência, picadas de insetos, inflamações da mucosa.
Sene (Cassia angustifolia) Folha Constipação por inércia intestinal.
Sete-sangrias (Cuphea ingrata Chom. et Schl) Folha e Talo Sudorífico, diaforético, febres intermitentes.
Simaruba (Simaruba amara Aublet) Casca Febrífugo, antidiarréico, dispepsia.
Spirulina (Spirulina máxima) Alga Dietas de emagrecimento, fadiga, anemias e convalescências.
Stévia (Stevia rebaudiana) Folha Diurético, usado no diabetes.
Sucupira (Bowdichia major Humboldt, Bonpland, Kunth) Casca e Semente Tônico, depurativo, reumatismo.
Sumagre (Rhus toxicodendron) Folha e Talo Reumatismo, eczema, urticária, inflamação da garganta.
T
Taiuiá (Triahosperma ficifolia M.) Raiz Depurativo, febrífugo, purgativo.
Tanaceto (Tanacetum vulgare Linné) Flor e Talo Digestivo, Emenagogo, vermífugo.
Tanchagem (Plantago major Linné) Folha e Talo Expectorante, anti-inflamatório, depurativo.
Tilia (Tilia cordata) Folha e Talo Sedativo, descongestionante, relaxante muscular.
Tinguaciba (Xanthoxylum tingoassuiba Saint-Hilare) Casca Febrífugo, flatulências, carminativo, cólicas intestinais.
Tomilho (Thymus vulgaris Linné) Folha Antiespasmódico, afecções pulmonares, infecções intestinais.
Tuia (Thuya occidentalis Linné) Folha Expectorante, sudorífico, diurético, empregado no tratamento do reumatismo.
Tussílago (Tussilago farfara Linné) Folha Expectorante, diurético, descongestionante.
U
Umbaúba (Cecropia hololeuca Miquel) Folha Adstringente, afecções das vias respiratórias, disenterias.
Urtiga (Urtiga dioica Linné Benth) Raiz Diarréia, hemorragias, acne, feridas, úlceras.
Urucum (Bixa orellana Linné) Semente Digestivo, antitérmico, corante, estomáquico.
Uva ursi (Arctostaphylos uva ursi) Folha Inflamações renais crônicas, diarréia aguda, uretrite, cistite aguda.
V
Valeriana (valeriana officinalis) Raiz e Rizoma Taquicardia, fadiga, cefaléia, parasitoses.
Velame (Croton campestris Muell)
Folha e Talo Depurativo, usado no tratamento do reumatismo, eczemas.
Verbasco (Verbascum thapsus Linné) Folha Emoliente, usado nas afecções crônicas das vias respiratórias, compressas para feridas de cura difícil.
Verbena (Verbena officinalis Linné) Talo Diurético, Emenagogo, insônia, enxaqueca.
Viola tricolor (Viola tricolor Linné) Flor Depurativo, anti-inflamatório, afecções cutâneas, herpes, eczemas.
Viburno (Viburnum opulus) Casca Moléstias internas, anginas, gengivas.
Viscum (Viscum album Linné) Folha Diurético, cardiotônico, Antiespasmódico, vasodilatador periférico.
Z
Zedoaria (Curcuma zedoaria Rose) Rizoma Estimulante, diurético, expectorante, colagogo.
Zimbro (Juniperus communis Linné) Fruto Diurético, flatulência, dispepsia, afecções respiratórias.

Um comentário:

  1. Boa tarde!!
    O FENO GREGO, qual sua utilização magística?
    Por ser grão, teria alguma relação com a prosperidade?

    Grata!!

    ResponderExcluir