terça-feira, 1 de novembro de 2011

APRESENTAÇÕES MUSICAIS ANIMAM NOITE DE AUTÓGRAFOS DE LIVRO SOBRE CANDOMBLÉ





A Editora Universo dos Livros publica no mês de setembro “O Essencial do Candomblé”, do autor piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Dermes). O livro aborda o Candomblé em seu histórico, Nações-tronco, Orixás, Voduns, Inquices, vestuário, símbolos, principais cerimônias e temas afins, dedicando capítulos específicos para outras religiões de matriz africana e para o chamado Candomblé Vegetariano. Dermes é também autor de “Curso Essencial de Umbanda” (Universo dos Livros) e “xirê” (Limão Doce).
Em Piracicaba, “O Essencial do Candomblé” terá duas noites de autógrafos, em comemoração à Semana da Consciência Negra. A primeira será no dia 24 de novembro, às 20h, na Biblioteca Pública Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, com diversas apresentações musicais, dentre as quais destacam-se Babalorioxá Edurado T´Osumare (cantigas do Candomblé Ketu); Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca e Mãe Nossa Senhora Aparecida (pontos de Umbanda); crianças e adolescentes da Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca (canções populares); Pastoral Afro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (homenagem a Nossa Senhora Aparecida); Tony Azevedo/Porto Maracatu (homenagem aos Orixás) e Projeto “Cangoma me Chamou”(performances diversas de homenagem ao povo negro e aos Orixás feitas por artistas em parceria com a Pastoral Afro de Limeira).
No dia 26 de novembro, o evento será às 19h, no Espaço Cultural da Ema, em comemoração ao aniversário do Porto Maracatu, e após a entrega do Balaio da Oxum, na Rua do Porto.
 
Carreira
O autor tem 13 livros publicados, com destaque para “Memórias do Presidente”, premiado no 1o. Festival Universitário de Literatura e finalista (Categoria Poesia) no Projeto Nascente USP/1997, e “O Sapo Voador”, segundo colocado no IV Concurso Literário Prof. Nelson Abel de Almeida – Categoria Literatura Infantil, indicado ao Prêmio Jabuti 2002 (Categoria “ilustração”/cinco finalistas), selecionado para o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2003 e para o PNBE (Programa Nacional de Bibliotecas Escolares) 2006, com mais de 30.000 exemplares vendidos.
Dermes é também autor de 24 revistas especializadas, vendidas em todo o país e em Portugal, com temas que vão de Língua Portuguesa, Literatura e Redação a Terapias Holísticas e Biografias.
 
O Autor
Mestre em Reiki, tarólogo e numerólogo, Dermes foi confirmado Ogã no Ilê Iya Tunde (Itanhaém, SP), com a dijina de Tata Obasiré (lê-se "Obaxirê"), em virtude das brincadeiras e molecagens no Ilê (“Obasiré”: “o rei da brincadeira/festa”). Atualmente é umbandista, filho da Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca e Mãe Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba, SP. Terapeuta holístico, ex-seminarista salesiano, com vivência em casas espíritas, participa amorosamente do diálogo ecumênico e inter-religioso e mantém uma coluna sobre Espiritualidade no sítio http://mundoaruanda.com. Coordenador Cultural do “Projeto Tambores no Engenho”, desenvolvido pela Tenda de Umbanda Caboclo Pena Branca e Mãe Nossa Senhora Aparecida, responsável pela criação, pesquisa e encaminhamento do espetáculo “Águas da Oxum”, é idealizador e um dos coordenadores do Fórum Municipal das Religiões Afro-brasileiras de Piracicaba. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, onde também se graduou em Letras, acredita que a postura mais interessante na vida é a de aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário